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Quando falamos em natação e os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento infantil, devemos ter consciência que o processo pedagógico do “ensinar a nadar” deve ser respeitado em suas fases. Como primeira fase e talvez a mais importante destaca-se a adaptação ao meio líquido, que deve ser orientada para que a criança experimente e vivencie habilidades de estabilidade postural, proporcionando um domínio de movimentos corporais que levam a ótimas condições para uma boa respiração dentro d’água. Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras fases do ensino da natação (como o aprendizado dos 4 estilos, por exemplo) com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.

Ao tratarmos da natação infantil, não podemos esquecer de um componente fundamental no processo de aprendizagem: o LÚDICO. A abordagem do lúdico em aulas de natação infantil é essencial, pois gera manifestações positivas que estimulam a criatividade, a espontaneidade, o prazer, a afetividade, entre outros. É necessário enfatizar que o lúdico não deve ser inserido nas atividades aquáticas somente como um meio para alcançar determinado objetivo dentro do processo ensino-aprendizagem dos nados. Ele deve estar inserido nas aulas de natação infantil como elemento básico motivador do aprendizado. Além disso, o lúdico estabelece o vínculo entre o professor e o aluno, construindo laços afetivos entre eles e um relacionamento onde a segurança, o conforto e a confiança são peças chaves.

São inúmeros os benefícios que a natação proporciona às crianças pequenas. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologica e neurologicamente para o ambiente líquido, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio respiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.

 

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